quarta-feira, 16 de março de 2011

DICAS (IN)ÚTEIS: O PEQUENO PRINCIPE

Acho que a maioria de vocês conhece, ou pelo menos já ouviu falar da história de um garotinho muuito sonhador de cabelos loiros e cachecol vermelho... Sim, como o título do post já diz, eu estou falando do livro: O Pequeno Príncipe.
De acordo com a nossa amiga Wikipédia: é o livro francês mais vendido no mundo, cerca de 80 milhões de exemplares. Também se trata da terceira obra literária mais traduzida no mundo e no Japão há um museu para o personagem principal do livro.
A obra foi escrita e ilustrada por Antoine de Saint-Exupéry um ano antes de sua morte, em 1944, e conta a história de um principezinho que vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranqüilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.
Há quem ache que se trata de um livro exclusivamente para crianças, mas, eu discordo! Essa obra nos mostra uma profunda mudança de valores, e ensina como nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam à solidão, além de ter um grande teor poético e filosófico. O livro é muito bom e até hoje eu não entendo o porquê dele não entrar nas listinhas de paradidáticos dos colégios (?). Enfim, Super recomendo!
Vou postar aqui algumas frases que fazem parte da obra O Pequeno Príncipe (talvez, alguns de vocês já tenham lido em algum lugar, elas são muito usadas na internet):
·         “Tu se tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”
·         "A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa.
- Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.
Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos,
os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!"
·         "Eis o meu segredo. É muito simples:
só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."
·         “Tu julgarás a ti mesmo – respondeu o rei. – É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio.”
·         “Mas, com certeza, para nós, que compreendemos o significado da vida, os números não têm tanta importância.”
·         “A gente corre risco de chorar um pouco quando se deixou cativar...”

Obs.: Para a felicidade de alguns que não são muito ‘fãs de literatura’ (assim como o meu irmão ¬¬), mas, ficaram curiosos para ler, calma: o livro é fininho, da pra ler tranquilamente e clicando aqui você verá um vídeo curtinho (apenas 1 minuto e 42 segundos), mas super legal ;D

4 comentários:

  1. Eu amo O Pequeno Príncipe! *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li, mas to com vontade a muito tempo =P

    ResponderExcluir
  3. aaa eu amei o livro é um dos meus preferidos *-*
    há muito tempo q li e vivo relendo ele :D

    recomendo tbm!!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo O Pequeno Príncipe! *.* [2]

    Super recomendo!

    ResponderExcluir