domingo, 27 de março de 2011

VERGONHA ALHEIA MODE: ON


Ás vezes, nós seres (supostamente) humanos cometemos falhas. Sim, todos nós já passamos por isso: damos um deslize e não percebemos na hora, mas ai, quando nos damos conta surge à vergonha, depois de ficarmos sem jeito, damos risada e relaxamos... uma situação normal para qualquer indivíduo.
Mas, eu vim aqui para tratar de uma outra ‘modalidade’ de vergonha: a vergonha alheia! Ela está presente em boa parte da minha vida e para ela aparecer é muito fácil, basta você ver uma situação cômico/constrangedora com alguém e puff, ela surge. Uma coisa é sentir vergonha pelas gafes que você comete, outra coisa é sentir vergonha pelas burradas que os outros cometem... normalmente você para e pensa: mas que merd* é essa?
Quando alguém faz algo muito ridículo, geralmente a nossa reação é sorrir (muitas vezes até gargalhar) da cara do cidadão, entretanto, há algumas situações em que o comportamento da pessoa é tão esdrúxulo, que nos obriga a sentir vergonha por ela. O que antes era motivo de piada, agora se torna motivo para ficar chocada com a capacidade que as pessoas têm de ser tão idiotas. O pior, é que essa situação é muito comum, todo dia tem alguém agindo como um neandertal para chamar atenção, seja fazendo piadinhas sem graça nenhuma (como o meu professor de história), ou subindo em um palco durante um show para que o cantor pudesse chupar seu umbigo, é isso mesmo, você não leu errado! Até hoje eu não acredito que presenciei essa cena, me da vergonha alheia só de lembrar >.<
Em geral, os alvos da vergonha alheia costumam ser pessoas que não têm o mínimo de bom senso, ou que gostam de bancar o retardado só para chamar atenção. Mas, atenção: se este for o seu caso, fique sabendo que não é nada bonito você ser notado por se comportar de maneira babaca em tempo integral. #ficaadica
P.S.: Dedico esse post a Rafael (meu irmão) e a Gilberto (meu amigo chato) que ficaram me azucrinando o juízo desde o show de Reginaldo Rossi (ouso dizer que foi o momento da minha vida em que eu tive mais vergonha alheia :x), para que eu escrevesse sobre isso.

2 comentários: